terça-feira, 27 de setembro de 2011

Vaza ROM do Android 2.3.5

O Galaxy SII aparece, sem sombra de dúvida, no rol dos supersmartphones rodando o sistema Android, cujo desenvolvimento é liderado pelo Google. Hoje em dia a maioria dos donos desse aparelho contam com Android 2.3.3 Gingerbread, mas não por muito tempo, se depender de uma atualização que vazou na rede.


A descoberta foi feita pelos grupos SAM Firmware e DarkyROM, que, ao que parece, acompanham as atualizações no sistema operacional do Google. Para rodar o 2.3.5 Gingerbread no Galaxy SII é preciso que a plataforma esteja rootada, o que, em muitos casos, invalida a garantia fornecida pela fabricante.

Por enquanto só se tem notícia do Android 2.3.4 Gingerbread para o Galaxy SII. O lançamento está previsto pela Samsung para os próximos meses, com direito a atualização por meio de OTA (Over The Air), quando o aparelho baixa o sistema e automaticamente já o instala, sem depender de download externo ou mesmo de um computador para a tarefa.

Os usuários que quiserem testar a ROM do Android 2.3.5 Gingerbread especificamente para Galaxy SII podem acessar essa página no Source Forge. É importante deixar bem claro: só faça o procedimento se você estiver ciente de suas implicações. Nem o TechTudo, muito menos eu, nos responsabilizamos por atualizações mal-sucedidas.

Caso a versão vazada do Android seja realmente disponibilizada para os usuários, é bem provável que o processo se dê novamente pela tecnologia OTA. Bem mais prático.