quarta-feira, 11 de abril de 2012

Notebooks da Sony controlados por gestos

Uma função semelhante ao Kinect, da Microsoft, vai permitir aos notebooks da Sony navegar por páginas de documentos e fazer apresentações no PowerPoint apenas com gestos de mão. Quem comprar um exemplar da nova série VAIO E Series 14P encontrará o programa Sony's Gesture Control, que usará uma câmera de 1.3 megapixels para interagir com o usuário e interpretar seus movimentos - permitindo também ajustar o volume do computador, entre outras utilidades. A má notícia é que a tecnologia será compatível, por enquanto, apenas com o Windows Media Player, Internet Explorer 9, PowerPoint e PowerDVD.


O novo VAIO, que passou por uma reformulação completa do chassi, não é a máquina mais fina ou potente que a Sony já lançou. Pesa 2,3 quilos e a espessura é de pouco mais que 2,2 centímetros. O design reformulado tem cores chamativas, alto-falantes de alumínio e uma nova backlight no teclado muito bem vinda, além de um trackpad maior. A tela, porém, continua no mesmo tamanho de 1366 x 768 pixels.

Pelo menos por enquanto, a série 14P está disponível em apenas uma configuração interna. O processador (que será logo atualizado) é o Sandy Bridge Intel Core i3-2350M de 2.3GHz. A memória tem 4Gb de RAM e um HD de 500Gb. O sistema consegue repassar o processamento de gráficos para o AMD Radeon HD 767M quando necessário, separando 1Gb de RAM para o vídeo, ou integrar o trabalho com o CPU para economizar o máximo de energia possível. A Sony garante 7 horas de duração da bateria. O sistema também vem com duas entradas USB 3.0, duas USB 2.0 e uma HDMI.

A empresa ainda está para divulgar o preço e a data de lançamento do 14P no Brasil, mas enquanto ele não chega você pode escolher a cor que mais lhe apetece na galeria abaixo.