segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

18 recursos que o Windows deveria ter, mas não tem

Ou você o ama, ou o odeia. Não importa: o fato é que o Windows é o sistema operacional mais usado do mundo. O curioso é que, quando olhamos para alguns dos melhores recursos dos sistemas concorrentes, como o Linux e o Mac OS X, tanto o XP quanto o Vista podem parecer um tanto incompletos.


Da interface intuitiva demonstrada pelo Apple Application Dock e Cover Flow às habilidades básicas de mídia como a produção de imagens ISO, o Windows quase sempre deixa a desejar. E recursos que outros sistemas oferecem como padrão – como o processamento de 64 bits e ferramentas de trabalho em rede – exigem licenças topo-de-linha do Windows.

Demos uma garimpada na maioria dos sistemas, do Mac ao Linux e ao PC-BSD. O resultado foi essa lista, que traz nossos recursos favoritos – e poucos deles vêm como padrão em qualquer sabor de Windows. Chegamos até a relembrar alguns sistemas operacionais do passado, e vimos que mesmo esses têm recursos que a Microsoft ainda não se dispôs a incorporar.

Alguns desses recursos simplesmente não serão disponíveis no Windows de jeito nenhum, por causa do modo que o sistema foi projetado. Mas é possível adicionar a maioria deles ao XP e ao Vista. E, com a ajuda de aplicações de terceiros, e nós lhe mostraremos como obtê-los.

1. Expose

Disponibilidade: Mac
Eis uma idéia elegantemente simples, e que existe no Mac desde 2003. Quando se precisa de uma visão limpa de todas as aplicações abertas em um dado momento, basta pressionar F3. Um recurso chamado Expose organizará as janelas usando miniaturas, que serão espalhadas organizadamente por toda a tela. Clique em uma delas, e a aplicação será ampliada, enquanto o resto permanecerá no plano de fundo.

Continue Lendo...

Fonte: Pcworld