quarta-feira, 13 de junho de 2012

Você conhece o Intel Lava Xolo?


Você provavelmente não conhece a Lava, fabricante indiana de celulares. Mas obviamente você conhece a Intel, e sabe que ela quer entrar forte no mundo dos smartphones e tablets. O primeiro marco é o Lava Xolo X900, isso mesmo o nome é estranho “Lava xolo” kkkkk, um celular com Android que funciona basicamente como qualquer outro. E isso é ótimo.

O smartphone tem o novo processador Medfield, que permite melhor performance, baixo consumo, e ainda não superaquece, alguns apps podem ter problema com a nova CPU, mas são poucos, segundo os analistas a incompatibilidade “é a exceção, não a regra”.

Os analistas dizem ainda que o desempenho do Xolo X900 no navegador, em geral, se compara aos novos
HTC One X e S, e supera o Galaxy S II e Galaxy Nexus. O desempenho gráfico da GPU, no entanto, é apenas mediano. A duração da bateria, uma das preocupações com o chip da Intel, se equipara nos testes aos aparelhos Android top de linha. O chip também não esquenta além do que se vê em outros aparelhos com processador ARM.

O Xolo X900 não é exatamente o primeiro smartphone com Intel Inside, o protótipo Lenovo K800 veio antes – mas é o primeiro aparelho a chegar ao mercado. Na verdade, a Intel já tinha CPU para smartphones desde 2010, como o Moorestown, mas ele foi praticamente ignorado pelas fabricantes, por ser muito grande e complexo.

Com o Medfield, agora vai? Parece que sim. E ele ainda pode ter uma vantagem daqui a alguns meses: o Windows 8. Como o processador é x86, ele roda qualquer programa do Windows 8 – ao contrário do Windows para ARM, que não roda apps de desktop (fora o Office).

O Lava Xolo X900 tem processador 64-bit Atom Z2460 de 1,6GHz com um núcleo e hyperthreading, além de um chip gráfico PowerVR SGX 540 e 1GB de RAM.

Ele também conta com tela de 4″ e resolução 1024×600, câmera traseira de 8MP que filma em Full-HD, 16GB de espaço interno (sem entrada para microSD) e bateria de 1460mAh. Ele ainda roda Android 2.3.7, que a Lava promete atualizar para Ice Cream Sandwich. A Intel já tem o Android 4.0 para x86 pronto no laboratório.

O aparelho está à venda apenas na Índia por cerca de R$800, mas com certeza veremos mais aparelhos da Intel num futuro próximo.

Preocupação do professor, pronto agora vamos fazer upgrade de celular para rodar aplicativos, kkkkkkk, comprar placa mãe, processador superior, mais memória, placa de vídeo, baterias e fontes e ainda esperar a AMD lançar um chipset novo, kkkkkkkk