GONCALVES INFOR: Internet Laser a 100Mbps

Internet Laser a 100Mbps

Como se eu precisasse de mais razões para invejar os astronautas. Esses caras vestindo roupas brancas estranhas serão os primeiros a brincar com internet baseada a laser, de 100Mbps. Eles conseguirão ver um pornô de Marte 20 vezes mais rápido do que antes, para alegria da tripulação.


O novo sistema, que será testado pelos próximos anos, levará internet de altíssima velocidade aos cantos mais distantes da galáxia. Com os aparelhos tradicionais de radiofrequência, uma imagem em alta resolução saindo de Marte e vindo para cá demora 90 minutos para ser entregue. Com o novo sistema baseado em laser, o tempo estimado será de menos de cinco minutos. Isso será usado não só para enviarmos e recebermos mais imagens dos confins do espaço, mas também poderá ser usado para avisar sobre uma potencial situação crítica que um rover que está em Marte possa estar.

O novo sistema requer uma série de aparelhos, como telescópios, lasers, espelhos, equipamentos de monitoramento e outros bem sérios. Satélites de retransmissão e estações receptoras serão espalhadas por toda a Terra, em caso de mau tempo em um local impeça uma boa comunicação. Por enquanto, o sistema é exclusivo da NASA mas, ei, o velcro também já foi. Se tudo correr bem e estes sistemas forem escaláveis, poderíamos potencialmente ver isso se tornar a nova tecnologia de internet via satélite (as opções atuais não são tão rápidas). Eu não sei como seria prática, já que eu não sei se lasers e nuvens se dão bem, mas eu quero. Até porque “internet a laser” soa muito mais veloz. [The Register]