terça-feira, 26 de abril de 2011

Novo tablets da Sony para concorrer com a Apple

TÓQUIO - A Sony lançou seus primeiros computadores tablet em uma tentativa de conquistar a segunda posição em um mercado dominado pelo Apple com o seu iPad e que deve quadruplicar em quatro anos. Os aparelhos, que usam o sistema operacional Google Android 3.0, podem ser um dos mais importantes lançamentos da companhia japonesa desde a estreia do console de videogame Playstation, em 1994.

A Sony, que também criou o Walkman, está enfrentando dificuldades para desenvolver produtos de sucesso e melhorar sua margem de lucro, em meio à concorrência contra Apple, Samsung Electronics e Nintendo. "A expectativa de que qualquer empresa surja com um desafio sério à Apple é baixa", disse Jay Defibaugh, diretor de pesquisa de ações na MF Global, de Tóquio. "A Sony me parece ter chance legítima de combinar seu conteúdo exclusivo e seus serviços de rede a uma forma interessante, para atingir seu objetivo declarado de tomar o segundo posto no mercado", acrescentou.

O Galaxy Tab, da Samsung, é o mais forte concorrente da Apple por ora, enquanto Motorola, LG Electronics e HTC estão lançando modelos acionados também pelo Android.