segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Gadget do dia: Objetiva 3D

Depois de surpreender o mercado com o lançamento da primeira filmadora doméstica em 3D a Panasonic anuncia sua primeira objetiva 3D para suas câmeras Lumix série G como a DMC-G1/G2/G10 e DMC-GF1.
Previsto para chegar ao mercado antes do final deste ano, a essa nova objetiva possui duas lentes montadas lado a lado o que seria uma vantagem se comparada por exemplo, com o sistema da Sony onde é necessário o movimento horizontal da câmera (sweep panorama 3D ) para capturar duas imagens em sequência com apenas uma objetiva para formar a imagem em 3D. Apesar de engenhosa e funcionar bem em imagens paradas como paisagens, essa técnica  seria particularmente complicada de ser usada em outras situações como em fotos de ação.
No caso da Panasonic, esse problema não existe já que ambas as imagens são capturadas ao mesmo tempo.
As informações sobre esse produto ainda são vagas de modo que não exitem informações sobre suas características técnicas, se ela poderá ser usado para filmagens, se será necessário alguma atualização de firmware da câmera ou a se imagem será capturada em RAW e processada fora da mesma por meio de um programa especial.