terça-feira, 15 de junho de 2010

Supostos detalhes das Radeons 6000 aparecem na web!

Os japoneses do 4Gamer.net postarem as supostas primeiras informações mais concretas em torno da próxima geração de GPUs da ATi.
De acordo com rumores anteriores, a nova geração fará parte da grande família Islands, assim como ocorre atualmente com as Radeons HD 5000 (linha Evergreen).
Em 2010 deverão chegar as primeiras GPUs com as linhas Caicos e Turks. Curiosamente é que desta vez (caso a informação se confirme), a ATi quebraria com sua estratégia TOP-DOWN, ou seja, não iniciaria mais a introdução de novas VGAs a partir dos chips mais poderosos para os mais baratos. Ao que parece, a estratégia fora invertida.
No início do próximo ano, a companhia seguiria com a atualização de suas GPUs com os lançamentos das versões mais poderosas, com a Antilles, Cayman e Barts.
O detalhe curioso em termos de nomenclatura, é que a nova geração de GPUs da ATi é inspirada nas ilhas do Caribe (a começar pela própria família Islands, que originalmente seria Caribean Islands). Assim, cada linha (Caicos, Turks, Antilles, Cayman e Barts) são nomes verdadeiros de uma ilha do arquipélago.
• Antilles – (384 bits) com desempenho superior à Radeon 5970;
• Cayman – (384 bits) com desempenho entre as Radeons 5850 e 5870;
• Barts – (256 bits) com desempenho entre as Radeon 5770 e 5850;
• Turks – (128 bits) com desempenho semelhante à Radeon 5670; e
• Caicos –(64 bits) com desempenho entre a Radeon 5450 e 5550.
Ainda segundo o website, graças a maior largura de banda, as novidades tecnológicas ficarão por conta do suporte às novas especificações do DisplayPort e HDMI, respectivamente nas versões 1.2 e 1.4, além da terceira geração do Unified Video Decoder (UVD).
Devido à maturidade do processo de fabricação por parte da TSMC, haverá aumento nos clocks e melhora proporcional no consumo de energia.