terça-feira, 15 de junho de 2010

Assista copa africa 3D em 4K


O Brasil já prepara seus atrativos para impressionar o público na Copa de 2014. A primeira filmagem de 4K 3D no mundo - super alta definição em três dimensões - é obra de brasileiros e faz sua estreia mundial na África.

O jogo da final do Campeonato Gaúcho de 2010, entre Grêmio x Internacional, serviu de teste e vai estar em exibição no estande da FINEP, empresa do Ministério da Ciência e Tecnologia, na Casa Brasil, em Joanesburgo, junto com outros 11 projetos tecnológicos de ponta.

A projeção faz parte do projeto 2014K e é resultado de uma parceria entre a Absolut Technologies, empresa brasileira especializada em realidade virtual, 3D e soluções para projeções em alta resolução, a Universidade Mackenzie e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações e TI (CPqD).

O projeto, chamado Seleção Brasileira de Inovações, pretende fornecer soluções para a projeção demonstrativa das transmissões em super high definition 4k 3D (4096X2160) que devem acontecer em auditórios brasileiros na Copa 2014. O jogo entre Grêmio e Internacional foi o teste e servirá como exemplo da tecnologia, gravado com a supervisão de Keith Collea, produtor de filmes hollywoodianos, como Homem de Ferro 2.

"Ainda existe um certo preconceito mundial em relação ao Brasil quando trata-se de inovação tecnológica. Vamos provar que além do samba e do futebol, o país tem muito mais a oferecer", esclarece Hans Ulmer, diretor presidente da Absolut Technologies.

As imagens foram capturadas por uma câmera de aproximadamente 150 kg e têm 8 milhões de pixels. Para garantir o efeito 3D durante a demonstração, a Absolut oferece dois projetores JVC 4K, uma tela especial para projeção 3D e óculos especiais, além de uma equipe de técnicos e engenheiros. “ A ideia é desenvolver esta tecnologia a ponto de ser utilizada em auditórios de grande escala em 2014", afirma Ulmer.

O Projeto 2014k é parte do Programa 2014Bis, idealizado a partir de uma reunião com o presidente Luis Inácio Lula da Silva em agosto de 2009. Homenageando Santos Dumont, o programa tem por objetivo encantar, surpreender e emocionar o mundo nos grandes eventos esportivos que acontecerão no Brasil - a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016.