segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Instalação a granel no Windows

Para quem gosta de fazer uma faxina geral no PC de vez em quando, trabalha com suporte técnico ou vive arrumando os micros dos amigos, é uma rotina tão comum quanto entediante instalar sempre os mesmos programas. Para evitar o calvário que é colocar, pela milionésima vez, o Live Messenger, o Firefox e os plug-ins do Flash e do Java numa máquina, você pode usar utilitários como o Ninite. Com ele, a instalação de vários aplicativos é feita em uma só tacada, com o mínimo de interferência do usuário. O Ninite tem a vantagem de baixar na hora os pacotes mais recentes.

1. Escolha dos programas

Visite o site do Ninite. Note que ele dispensa cadastro prévio. É só marcar os programas desejados, que estão organizados por categorias. Depois de escolher tudo, vá ao final da página e pressione o botão Get Installer. O arquivo gerado terá o nome de todos os programas escolhidos, o que facilita a vida de quem usa bastante o Ninite, para criar vários pacotes.
2. Instalação dos aplicativos

Clique duas vezes no arquivo baixado. A primeira janela que surge avisa que a instalação está sendo preparada, o que leva um ou dois minutos. Em seguida, cada item do pacote será baixado e instalado. O software do Ninite é bem esperto, detectando quando um dos programas já está instalado na versão mais recente. É possível parar o processo no meio, clicando em Cancel. Neste caso, os programas já baixados não serão removidos do micro. Ao final da instalação, clique em Close, e pronto.
 
Fonte: Info