terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Sony prepara ps4 multi-core

Embora tenha dito que o PS3 terá uma vida útil de 10 anos, a Sony já está atualmente planejando o seu sucessor, o PlayStation 4.

Segundo informações vazadas de dentro da gigante nipônica, a companhia está atualmente buscando alternativas para substituir a arquitetura Cell presente no PS3, uma vez que esta teve seu fim decretado pela a IBM recentemente.

De acordo com os engenheiros da Sony, trata-se de um desafio e tanto. Uma alternativa precoce incluía o uso do Cell junto com o Larrabee da Intel. Contudo, as informações vazadas afirmam que a Sony aparentemente abandonou esse plano.

A companhia estava ainda aparentemente considerando utilizar uma versão modificada da Unidade de Processamento Sinergético (Synergistic Processor Unit), mas novamente teria abandonado a idéia, para supostamente concentrar esforços para trabalhar em um novo design que inclui CPU multi-core.

Um rumor anterior sugere que a Sony equiparia o PS4 com a nova geração de processadores da IBM, o Power 7.

Tanto Sony quanto Microsoft e Nintendo estão na verdade apostando suas fichas no desenvolvimento de novas arquiteturas para a próxima geração de seus consoles. Excetuando-se no lançamento de um provável Wii HD, analistas de mercado estimam que é necessário pelo menos 2 anos para se completar toda uma elaboração de um projeto de console, desde a fase inicial na prancheta, até que o primeiro modelo esteja operacional. Desta forma, é provável que um novo hardware só esteja no mercado em meados de 2013.

Contudo, acredita-se que os mini-consoles cheguem primeiro ao mercado, como é o caso do PSP2 e a nova geração do Nitendo DS/DSi.



Fonte: Adrenaline