quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Claytronics, o próximo passo para a Matéria Programável

Já imaginou fazer download de hardware pela internet ou assistir a um trailer de filme numa lata de refrigerante? Claytronics é uma nova tecnologia que, se der certo, poderá fazer isso e muito mais!

Muito da tecnologia eletrônica e computacional está voltada para o desenvolvimento de softwares interativos e de plataformas de comunicação que permitam um maior relacionamento do usuário com tais programas. Hoje em dia temos projetos que permitem acessar a internet e programas somente usando toque na tela do computador ou o movimento do corpo percebido por uma câmera. Mas são ideias voltadas a programas, a software e a uma interação bidimensional com uma tela plana. Você já pensou se essa interatividade fosse possível também com hardware? Já imaginou se a parte física dos computadores também pudesse ser maleável ? Será que um dia poderemos ter uma interface mais tridimensional com os computadores?

Em um futuro pós-apocalíptico, máquinas superavançadas desenvolveram tal tecnologia utilizando metal líquido. Quem assistiu ao filme O Exterminador do Futuro II, pôde ver um robô do futuro que molda sua forma e a cor de seu corpo à vontade.

Fonte: Baixaki