domingo, 26 de agosto de 2012

Smartphones Android serão base dos mini-satélites da NASA

Embora recentemente a NASA esteja atraindo a atenção da mídia com seu rover Curiosity, que está explorando o solo de Marte, este não é o único experimento no qual a agência norte-americana está trabalhando. Uma equipe do Ames Research Center em Moffett Field, na Califórnia, está se preparando para o lançamento de satélites em miniatura baseados em um smartphone Android, o Nexus One. Batizado de PhoneSat, o projeto é parte de um experimento maior chamado CubeSat Launch Initiative, que incorpora eletrônicos de consumo em “nanosatélites”.

Ainda não há uma data exata para o lançamento do PhoneSat, mas três satélites deverâo rumar ao espaço no final deste ano. E há muitos motivos para aguardar ansiosamente pelo evento. Veja o que já sabemos sobre o programa.

Dois modelos

De acordo com informações fornecidas pelo Space Technology Program (Programa de Tecnologia Espacial) da NASA, a equipe construiu dois protótipos de nanosatélites, que originalmente seriam lançados em datas diferentes. O primeiro modelo, batizado de PhoneSat 1.0, tem recursos mínimos. A equipe quer apenas ver se um mini-satélite baseado em um smartphone pode sobreviver a um curto período no espaço.

A principal medida do sucesso será se o satélite conseguir enviar de volta dados sobre sua “saúde” e fotos enquanto ainda no espaço. Além de um Nexus One, os principais componentes da versão 1.0 incluem baterias externas e um localizador de rádio. Um circuito irá monitorar o sistema e “rebootar” o Nexus One se necessário. Tudo isso será montado em um chassis de 10 x 10 x 10 cm, não muito maior do que uma xícara de café, e três satélites 1.0 serão montados. Cada um pesa apenas 1.8 Kg.

Leia mais