quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Foxconn em Minas Gerais

Ele não joga dinheiro fora. Se depender do multibilionário Eike Batista, Minas Gerais será o espaço adotado pela próxima montadora de visores touchscreen da Foxconn no mundo. O empresário contou ao jornal “Gazeta do Povo” que a unidade fabril está em processo de negociação. Para mante-la estaria o grupo EBX (do qual é acionista e presidente), a Foxconn e o BNDES.


Felizes funcionários da Foxconn Não se sabe até agora qual cidade vai receber a unidade fabril. O governo de Minas confirma a negociação, mas não confirma que o negócio vai sair. Diz também que quem costura o acordo é o BNDES, banco responsável por fomentar o desenvolvimento econômico e social do país.

O investimento previsto para colocar a fábrica em funcionamento seria de R$ 2,5 bilhões, de acordo com o siteda revista Veja.
O desejo do empresário em se envolver numa fábrica da Foxconn no Brasil não é de hoje. Eike anunciou recentemente no Twitter que esteve conversando com Tim Cook, o CEO da Apple e sucessor do falecido Steve Jobs no comando da companhia. Disse algumas vezes que o Brasil merecia uma unidade de fabricação dos produtos da Apple.

A fábrica de visores touch pode não ser exatamente para atender a demanda da Apple no país. Poderia muito bem atender outras clientes que empregam os esforços da fabricante chinesa para montar produtos por aqui. Ou poderia ser. Vai saber…