quinta-feira, 21 de abril de 2011

(Supostas) especificações dos Sandy Bridges E

Surgiu na web um slide revelando supostas especificações dos futuros processadores de alto desempenho da geração Sandy Bridge da Intel.
Previstos para o quarto trimestre (entre outubro e dezembro) do ano, a série Premium E terá como objetivo, substituir os atuais modelos TOPs da companhia, como os hexa cores i7 990X e 980X. Além disso, com a Intel fará um reposicionamento na categoria intermediária de alto desempenho, aplicando um corte no preço do 2600K.
De início estão previstos 3 modelos, sendo duas CPUs com 6 núcleos, e um quad core. O grande destaque ficará por conta da versão hexa core que trabalhará em 3.3 Ghz e 15MB de memória cache. A idéia é substituir o atual Core i7 990X. Já o modelo de 3.2Ghz e 12MB de cache ficará no lugar do 980X. Em ambos os casos, as CPUs serão totalmente desbloqueadas.
A versão com 4 núcleos (desbloqueio limitado), clock em 3.6Ghz e 10MB de memória cache, ficará no lugar dos Core i7 960 e 2600K. Este último continuará a ser fabricado, mas será reposicionado, ficando mais em conta ao usuário. De acordo com o tal suporto mapa de lançamento, a Intel introduzirá no primeiro semestre de 2012, a geração Ivy Bridge (22nm), que de início, será voltado para o público intermediário e intermediário de alto desempenho.