Você está carregando seu celular errado

A velocidade com que a carga da bateria vai pelos ares ainda é a principal pedra no sapato dos donos de smartphone. No entanto, nós temos responsabilidade nisso (pelo menos parcialmente) porque estamos carregando nossos aparelhos de forma errada durante todo esse tempo.


Carregar o aparelho várias vezes ao longo do dia é melhor do que efetuar uma carga apenas A maioria das pessoas tem a percepção de que efetuar a carga do telefone várias vezes ao dia, em pequenos intervalos, vai causar problemas à bateria no longo prazo. O melhor, portanto, seria efetuar uma longa carga uma vez ao dia, quando a bateria estiver acabando.

Pois estamos errados quanto a isso.

É o que diz a fabricante de baterias Cadex, que criou um site chamado Universidade da Bateria para detalhar o funcionamento desses componentes e fornecer dicas para evitar o alto estresse dos aparelhos. 

Confira algumas dicas que selecionamos do site para que a bateria dure por mais tempo.

Retire o aparelho da tomada quando estiver completamente carregado.

De acordo com o site Battery University (Universidade da Bateria), deixar o seu telefone plugado mesmo após completamente carregado, como muitas pessoas fazem durante as madrugadas, é ruim para a bateria a longo prazo.

Quando o aparelho alcança 100% de carga, ele começa a operar em pequenos intervalos de novas cargas para manter a bateria completamente cheia. No entanto, isso mantém a bateria em um estado de alto estresse e alta tensão, o que desgasta seus componentes químicos.

O fabricante possui vários artigos científicos para explicar o que ocorre. Mas o recado é claro: "Quando estiver completamente carregado, tire da tomada". "Isso é como relaxar seus músculos após uma sessão de exercícios pesados".

Na verdade, tente não carregar até 100% (pelo menos quando você não precisa)
De acordo com o site, "(baterias de) Li-ion não precisam ser completamente carregadas, porque uma alta voltagem vai estressar a bateria e reduzir sua vida útil a longo prazo". Isso parece ser contraditório, mas a recomendação é carregar o aparelho sempre que você puder durante o dia, sem se preocupar em mantê-lo sempre com carga cheia.

Carregue o telefone sempre que puder

Efetuar cargas ocasionais ao longo do dia, em vez de optar por uma sessão completa de carga quando a bateria estiver vazia, é a melhor solução.

Carregar o aparelho sempre que ele perder 10% da carga seria o melhor cenário, de acordo com a Universidade da Bateria. Nós sabemos, porém, que isso não é viável para a maioria das pessoas, então a melhor opção é plugar o seu smartphone em alguma fonte de energia sempre que puder. Não há riscos em efetuar diversas cargas várias vezes ao dia.

Isso vai aumentar a vida útil da bateria e manter a carga ao longo dos dias.

Fuja do calor

Baterias de smartphone são extremamente sensíveis ao calor. A própria Apple, por exemplo, sugere que proprietários de iPhone retirem certas capas do aparelho que possam aumentar a temperatura do aparelho durante a carga. "Se você perceber que seu aparelho esquenta demais durante a carga, retire primeiro a capa (case) dele". "Se você está em alguma área aberta, sob sol forte, mantenha o aparelho coberto por alguma proteção. Isso vai manter a saúde da bateria em dia".

Dica extra: antes de dormir, desabilite funções que acabam com a bateria

Uma dica útil para evitar que a carga da bateria "desapareça" durante as madrugadas é desabilitar funções que você não vai precisar antes de dormir. Por isso, a não ser que você dependa disso, desabilite o wi-fi, GPS, atualizações e qualquer outro serviço que possa consumir energia enquanto você não usa o aparelho.