segunda-feira, 23 de maio de 2011

4G para Copa do Mundo no Brasil

As 12 cidades brasileiras que sediarão os jogos da Copa do Mundo de 2014 terão prioridade na implantação da tecnologia 4G no país, conforme o diretor do Departamento de Banda Larga do Ministério das Comunicações, Artur Coimbra de Oliveira.

Oliveira disse ao G1 que as empresas implantarão a rede 4G gradualmente, inclusive em outros municípios. A meta oficial, porém, é cobrir as cidades-sede da Copa até 2014.

Caso os planos se concretizem, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo poderão, nos próximos anos, desfrutar da quarta geração da telefonia móvel. A tecnologia permite velocidades de 100Mbps, taxa cerca de dez vezes maior do que a máxima obtida pelo atual 3G.

Na semana passada, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse que a empresa sul-coreana SK Telecom pretende disputar o leilão do setor, que opera na faixa de 2,1 GHz. A companhia estaria apenas aguardando a regulamentação da faixa de operação pelas autoridades brasileiras.

Bernardo disse ao G1 que a Anatel deve lançar o edital de licitação ainda neste ano. “Temos condição de trazer a tecnologia para o Brasil até porque a Anatel já está preparando as licitações”, afirmou. “Tem uma frequência que pode ser leiloada ainda neste ano e no final de 2012, começo de 2013, já estamos implantando o 4G no Brasil", completou o ministro.