domingo, 10 de outubro de 2010

livre dos germes no teclado

Já pensou em quantos micróbios podem existir no teclado do computador? Dependendo do nível da situação, ele pode conter cinco vezes mais bactérias do que um vaso sanitário, de acordo com uma pesquisa realizada com computadores da revista Which?.

Na tentativa de solucionar essa questão, nesta semana, durante o Total Workplace Management, no Reino Unido, pesquisadores da Universidade de Hertfordshire demonstram um acessório capaz de matar os germes do teclado.


Os especialistas descobriram que um dispositivo baseado em uma intensa luz ultravioleta pode ser bastante efetivo na higienização do periférico, uma preocupação ainda maior em locais públicos, onde pessoas podem contaminar-se com bactérias de terceiros. Como resultado, eles criaram o Germ Genie, um acessório que detecta os movimentos do usuário e, na ausência deles, inicia automaticamente a limpeza das teclas que não estão em uso. Como esse tipo de luz é perigosa para a pele, o equipamento automaticamente desliga quando encontra a presença dos dedos.


Com o aparelho, os estudiosos conseguiram matar 99% dos germes presentes no teclado inteiro em dez minutos, segundo o Gizmag. Os resultados são semelhantes ao do Vioguard, um teclado auto-limpante lançado no ano passado, com o mesmo princípio. O Germ Genie está à venda no site da Falcon Innovations, pelo equivalente a US$222.