domingo, 23 de agosto de 2009

Dicas contra phishing

Alguns conselhos de amigo para evitar phishers.

Evitar o golpe de phishing é difícil. Os phishers conhecem todos os truques e neste exato momento estão criando novos. Aqui estão alguns lembretes para quando você estiver online:

Não acredite em todos os alertas que você ler — especialmente alertas popup que aparecem enquanto você estiver navegando pela Web. Empresas inescrupulosas usam propagandas popup para exibir falsos alertas sobre seu computador. Ignore-as.

NÃO clique em nenhum botão nessas janelas popup, tais como um botão "Fechar" ou "Não", ou a caixa "Fechar" que talvez apareça no canto superior direito da janela popup. Fazê-lo poderá instalar um vírus ou outro software mal-intecionado em seu computador. Para fechar uma janela popup com segurança, pressione Ctrl-W (se você estiver usando um computador Windows) ou Command-W (em um computador Mac). Talvez você receba um e-mail que alegue ser de um especialista em computadores, alertando sobre um vírus. Geralmente trata-se de um trote. Não siga as etapas descritas em nenhum e-mail, a menos que você tenha certeza de que a ameaça é verdadeira.

Não existe um serviço Yahoo! Loteria. Não se deixe enganar por pessoas que fingem ser do Yahoo! e oferecem prêmios em dinheiro. Nós nunca lhe enviaríamos informações sobre um concurso do qual você nem participou. Se você recebeu uma mensagem como "Notificação Final: vencedor do Yahoo! Mail!" ou "Seu endereço de e-mail ganhou $XX milhões", trata-se de um golpe. Não responda ao e-mail, não clique em nenhum de seus links e nunca divulgue informações pessoais. Em vez disso, clique no botão "Spam".