quarta-feira, 13 de abril de 2011

Brasil fabricará produtos APPLE

Em viagem à China, a presidenta da República, Dilma Rousseff, cumpriu hoje (12) mais uma rodada de negociações com a assinatura de acordos nas áreas de Ciência e Tecnologia, Defesa, Meio Ambiente e, ainda, no campo comercial. Entre os acordos, destaca-se o assinado com a empresa de capital taiwanês Foxconn, que pretende passar a fabricar produtos Apple no Brasil. O investimento previsto é da ordem de US$ 12 bilhões na construção de uma fábrica, responsável por produzir os displays digitais. O montante será investido em um prazo de cinco anos e terá contrapartida do governo brasileiro.
No discurso da presidente, ela reiterou a importância dos acordos assinados entre os dois países. “A China e o Brasil são dois grandes países, com expressivas economias e crescente atuação internacional. Mais que parceiros comerciais, queremos ser parceiros também na pesquisa científica e tecnológica, na inovação e na criação de produtos com tecnologias verdadeiramente binacionais”, destacou.
Rousseff enfatizou ainda que a relação com aquele país tende a se tornar mais próxima com o passar do tempo. “O amadurecimento do intercâmbio trará enormes benefícios mútuos, especialmente na medida em que incorpore produtos intermediários, tecnologia, know-how e bens de capital, contribuindo para o aprimoramento das cadeias produtivas tanto do Brasil quanto da China, contribuindo também para a geração de renda, emprego e desenvolvimento conjunto, combate das desigualdades sociais e regionais em nossos países”, acrescentou.
Para a presidenta a parceria exige não só transferência de tecnologia, mas também mecanismos conjuntos de inovação tecnológica que permitam a criação de produtos verdadeiramente binacionais.