segunda-feira, 22 de março de 2010

Opera e Safari batem Chrome

Existem vários parâmetros para medir o desempenho de um navegador. Desde o final de 2008, um dos mais utilizados vem sendo o tempo de execução de JavaScript, em especial o SunSpider. Há pouco tempo, o Google criou outro tipo de teste, esse mais interessado em avaliar a maneira com que os navegadores executam códigos JavaScript, e não a velocidade. Batizado de Sputnik, recentemente o serviço ganhou uma versão que roda em navegadores, e baseado nela, os resultados obtidos são, no mínimo, interessantes.
O Sputnik é composto por cerca de 5 mil testes. Quanto menos falhas um navegador obtém, melhor sua posição final. Veja:
Em primeiro lugar, ficou o Opera 10.50, com apenas 78 erros. Na sequência, o Safari, da Apple, com 159 erros. Só na terceira posição apareceu o Chrome 4, com 218 erros, seguido de perto do Firefox 3.6, com 259 erros. Lááááá atrás, com 463 erros, figura o Internet Explorer 8.
MG Siegler, do TechCrunch, tentou executar o teste no IE9 Technical Preview, sem sucesso. Tentei o mesmo, e consegui resultado idêntico: após rodar cerca de 300 testes, com 50 falhas apontadas, o testes "trava". Mau sinal? Ainda tem muito chão para o IE9 ser lançado, mas é bom ficarmos de olho. Velocidade e qualidade na execução de JavaScript são promessas da equipe de desenvolvimento da nova versão do navegador.
 Fonte: Winajuda