sexta-feira, 12 de março de 2010

Acer lança laptops verdes

A Acer lançou dois laptops em conjunto com o grupo ambiental Greenpeace, na sexta-feira (15/1). As máquinas são livres de duas substâncias tóxicas, o policloreto de vinila (PVC) e retardadores de chama bromados (BFR).


O Greenpeace elogiou os modelos Aspire 3811TZ e Aspire 3811TZG como parte de um programa para encorajar empresas a produzir mais produtos que não prejudiquem o meio ambiente. A novidade deve melhorar a posição desfavorável da Acer no ranking de eletrônicos 'verdes' do Greenpeace. Na listagem mais recente, a empresa aparece na décima segunda posiçao.

Os laptops integram a linha Timeline de aparelhos finos e leves que usam microprocessadores Intel Core 2 Duo e apresentam baixo consumo de bateria.

Além de serem livres de PVC e BFR, com exceção da fonte, os dois laptops também foram feitos para consumir pouca energia e podem ser reciclados, segundo a Acer.

“As características químicas do PVC e do BFR podem gerar substâncias tóxicas como dioxinas no fim da vida-útil dos produtos. A redução dessas substâncias nos produtos da Acer vai ajudar a proteger o meio ambiente de ser contaminado por bens eletrônicos”, disse a Acer.

O PVC é um plástico barato e durável usado em muitos produtos eletrônicos e cabos. Ele foi considerado um “inimigo” dos grupos ambientais por não ser biodegradável. A União Europeia baniu alguns aditivos usados para fazer o PVC mais flexível com preocupações sobre o uso dele em brinquedos infantis.
Já o BFR é usado em plásticos para prevenir que produtos peguem fogo, mas estudos recentes identificaram a substância acumulada no meio ambiente sendo absorvida por animais e passada para seus descendentes.

Além dos esforços nos novos laptops, a Acer possui plano ambiental próprio. A empresa em 2005 afirmou que eliminaria o uso de PVC, BFR e outras substâncias químicas de seus produtos até 2009. Aparentemente a empresa está atrasada em seu planejamento.


Fonte: Pcworld