Microsoft esclarece dúvidas sobre o Xbox One

Dias antes de sua apresentação na E3, a Microsoft precisou vir a público para sanar as principais dúvidas que pairavam sobre seu novo console, o Xbox One. Depois de seus funcionários darem informações confusas sobre jogos usados e a necessidade de conexão à internet, a empresa oficializou as respostas em um documento.

A Microsoft afirma que o console em si não bloqueará jogos usados. Mas isso não é motivo de comemoração, já que a empresa afirma que oferecerá a ferramenta para que as desenvolvedoras decidam se querem que seus jogos possam ser vendidos e trocados após o primeiro dono instalá-lo em seu console. Como as publishers são as maiores interessadas em vetar este recurso, é possível que a troca seja bastante restrita.

Mesmo os jogos que sejam autorizados a serem revendidos serão restritos. A Microsoft confirma que será possível vender sua licença do jogo por dinheiro apenas em estabelecimentos autorizados.
O Xbox One não permitirá, pelo menos no lançamento, o empréstimo ou o aluguel de jogos. Entretanto, será possível levar seus jogos para a casa de amigos, desde que você faça login em sua conta na Xbox Live no console do seu amigo.
Também será possível ceder seus direitos ao jogo para um colega. Entretanto, o jogo só poderá ser dado a outra pessoa apenas uma vez. Ou seja: não será possível ter o jogo de volta uma vez que você decidir dá-lo a um colega. Outra condição é que a pessoa que recebe o jogo deverá ser um contato da Xbox Live de quem cede os direitos há pelo menos 30 dias para a transferência ser habilitada.
Internet obrigatória? Sim, o Xbox One não funcionará sem internet, como já havia sido previsto. A Microsoft confirma que será possível jogar offline, mas o console deverá se conectar à rede pelo menos uma vez a cada 24 horas para poder continuar rodando games. Caso o console não se conecte neste período, os jogos serão bloqueados até a conexão voltar, embora a empresa afirme que os outros recursos do console permanecerão ativos.

Desta forma, não será possível viajar para um lugar sem internet e levar seu console, por exemplo.

Ainda que o console consiga rodar jogos offline, a empresa afirma que pode haver alguns games que exijam conexão permanente para funcionar, mas a decisão é do desenvolvedor. Isso porque alguns podem optar por utilizar o processamento em nuvem que a Microsoft disponibiliza para sua nova plataforma de jogos, que deve aliviar o hardware do aparelho. Caso o game utilize este recurso, ele não funcionará offline.

Kinect
Que o Kinect será parte essencial da experiência do Xbox One não é novidade. A empresa já havia confirmado isso durante a coletiva e que o console não será vendido separadamente do sensor de movimentos. A novidade é que todos os recursos do dispositivo poderão ser desativados caso o usuário não se sinta confortável com a câmera e o microfone captando movimentos em sua sala.
Além disso, a Microsoft também confirmou que todos os comandos de interface poderão também ser realizado pelo controle, caso o jogador simplesmente não tenha interesse ou não se adapte ao Kinect.