terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Desbloqueio do PS3

Pouco mais de 3 anos após seu lançamento, um hacker norte-americano diz ter conseguido desbloquear o PlayStation 3 para rodar jogos piratas e outros programas. George Hotz, o mesmo que ganhou notoriedade por destravar o iPhone, disse que levou cerca de cinco semanas para realizar o trabalho.
O hacker, que ainda não divulgou nenhuma prova sobre o funcionamento do hack, disse que está aprimorando seu método e que irá publicar detalhes na internet em breve. “Era para ser impossível hackear o videogame”, disse Hotz à BBC News. “Posso fazer o que eu quiser com o meu aparelho. É como seu eu tivesse um poder totalmente novo, mas ainda não sei como usá-lo.
Hotz disse que passou três semanas analisando o hardware do console. Em seguida, passou duas semanas tentando destravar o console, no que ele descreveu ser “um sistema muito seguro”. Segundo ele, seu método de destravamento envolve “5% de hardware e 95% de software”. Isso significa que para o console rodar games piratas, é necessário abrir e modificar parte de sua estrutura interna, além de usar um programa específico.
A Sony informou que está investigando a notícia e que irá se manifestar assim que conseguir reunir mais informações sobre o fato. Da geração atual, o PlayStation 3, lançado no final de 2006, era o único console que não sofria com a pirataria. O Wii, da Nintendo, e o Xbox 360, da Microsoft, rodam jogos piratas.

Fonte: Globo.com

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Estudo sobre segurança identifica que... senha 123456 deve ser evitada

A empresa de segurança Imperva analisou 32 milhões de senhas de usuários do site Rockyou.com, que foram expostas recentemente, para concluir que “123456” é a principal combinação a ser evitada.


Antes de começar a rir, um alerta. Se especialistas em segurança chegaram a essa conclusão -- que parece, e é, óbvia -- os responsáveis são os próprios usuários de serviços online, que continuam usando a tal combinação (supostamente secreta, só para lembrar). Ou seja: se você ainda tem uma dessas, troque antes de fazer parte das estatísticas de um próximo estudo de segurança.

Confira a lista completa da Imperva, com as dez senhas mais comuns, que devem ser evitadas.

1) 123456
2) 12345
3) 123456789
4) Password (“senha”, em inglês)
5) Iloveyou (“eu te amo”)
6) Princess (“princesa”)
7) Rockyou (nome do serviço que teve as senhas vazadas)
8) 1234567
9) 12345678
10) abc123

Realidade aumentada você sabe o que é?

Realidade Aumentada é definida usualmente como a sobreposição de objetos virtuais tridimensionais, gerados por computador, com um ambiente real, por meio de algum dispositivo tecnológico [MIL94]. Entretanto, esta conceituação é muito geral e só fica clara com sua inserção em um contexto mais amplo: o da Realidade Misturada.

A Realidade Misturada [KIR04] [MIL94], misturando o real com o virtual, abrange duas possibilidades: a Realidade Aumentada, cujo ambiente predominante é o mundo real, e a Virtualidade Aumentada, cujo ambiente predominante é o mundo virtual. Pode-se dizer, então, que a Realidade Aumentada é uma particularização da Realidade Misturada. A Figura 1 apresenta o diagrama adaptado de realidade/virtualidade contínua, mostrando as possibilidades gradativas de sobreposição do real com o virtual e vice-versa.

A Realidade Aumentada proporciona ao usuário uma interação segura, sem necessidade de treinamento, uma vez que ele pode trazer para o seu ambiente real objetos virtuais, incrementando e aumentando a visão que ele tem do mundo real. Isto é obtido, através de técnicas de visão computacional e de computação gráfica/realidade virtual, resultando na sobreposição de objetos virtuais com o mundo real [AZU93] [BOM95].
Além de permitir que objetos virtuais possam ser introduzidos em ambientes reais, a Realidade Aumentada proporciona também, ao usuário, o manuseio desses objetos com as próprias mãos, possibilitando uma interação atrativa e motivadora com o ambiente [BIL01] [ZHO04].

No entanto, para que os objetos virtuais façam parte do ambiente real e sejam manuseados, deve-se utilizar um software com capacidade de visão do ambiente real e de posicionamento dos objetos virtuais, além de acionar dispositivos tecnológicos apropriados para Realidade Aumentada.
Apesar de grande parte dos dispositivos utilizados em um ambiente de Realidade Virtual poderem ser utilizados em ambientes de Realidade Aumentada, existem casos onde é necessário que haja algumas adaptações. Por conseguinte, as principais diferenças encontradas entre esses dispositivos tecnológicos estão situadas nos displays e rastreadores.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

18 recursos que o Windows deveria ter, mas não tem

Ou você o ama, ou o odeia. Não importa: o fato é que o Windows é o sistema operacional mais usado do mundo. O curioso é que, quando olhamos para alguns dos melhores recursos dos sistemas concorrentes, como o Linux e o Mac OS X, tanto o XP quanto o Vista podem parecer um tanto incompletos.


Da interface intuitiva demonstrada pelo Apple Application Dock e Cover Flow às habilidades básicas de mídia como a produção de imagens ISO, o Windows quase sempre deixa a desejar. E recursos que outros sistemas oferecem como padrão – como o processamento de 64 bits e ferramentas de trabalho em rede – exigem licenças topo-de-linha do Windows.

Demos uma garimpada na maioria dos sistemas, do Mac ao Linux e ao PC-BSD. O resultado foi essa lista, que traz nossos recursos favoritos – e poucos deles vêm como padrão em qualquer sabor de Windows. Chegamos até a relembrar alguns sistemas operacionais do passado, e vimos que mesmo esses têm recursos que a Microsoft ainda não se dispôs a incorporar.

Alguns desses recursos simplesmente não serão disponíveis no Windows de jeito nenhum, por causa do modo que o sistema foi projetado. Mas é possível adicionar a maioria deles ao XP e ao Vista. E, com a ajuda de aplicações de terceiros, e nós lhe mostraremos como obtê-los.

1. Expose

Disponibilidade: Mac
Eis uma idéia elegantemente simples, e que existe no Mac desde 2003. Quando se precisa de uma visão limpa de todas as aplicações abertas em um dado momento, basta pressionar F3. Um recurso chamado Expose organizará as janelas usando miniaturas, que serão espalhadas organizadamente por toda a tela. Clique em uma delas, e a aplicação será ampliada, enquanto o resto permanecerá no plano de fundo.

Continue Lendo...

Fonte: Pcworld

Service pack 1 para windows 7

"Blog encontrou possibilidade de checar existência do SP1 nos registros do novo sistema operacional. Testes podem começar em breve."

A Microsoft preparou o Windows 7 com um código que permite que usuários baixem o primeiro Service Pack (SP1) do novo sistema operacional, de acordo com o blog Within Windows.

Rafael Rivera, autor do blog, encontrou chaves nos registros do Windows 7 que adicionam a possibilidade de checar o SP1 do sistema. O primeiro Service Pack – que vai incluir pacotes de segurança já lançados, além de novas correções de erros – é importante porque muitas corporações não vão adotar o novo Windows antes do seu lançamento. E eles são raros: o Windows XP, lançado em outubro de 2001, teve apenas três Service Packs ao longo de toda sua extensa vida.

Rivera acredita que a elegibilidade que ele encontrou significa que testes do SP1 são iminentes. Mesmo que Rivera esteja certo, a Microsoft deve demorar meses para soltar uma versão pública do SP1. Com o primeiro service pack do Vista, a empresa lançou uma versão de testes para algumas pessoas em setembro de 2007, e só tornou o beta disponível para o público em dezembro do mesmo ano.

A Microsoft usou estratégias similares no Vista e no XP para determinar quem poderia testar o Service Pack pelo Windows Update. Em ambos os casos, a empresa ofereceu pequenos downloads quando estava pronta para expandir o beta para o público. Esses downloads modificaram os registros para os usuários “encontrarem” o pacote de ataulização por meio do Windows Update.

Se a empresa seguir a linha do tempo usada no Vista, o Windows 7 SP1 deve estar disponível para um pequeno grupo de testadores em junho deste ano, e para o grande público em setembro.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Parede touchscreen



Uma das tecnologias que será tendência nos próximos anos não está no stand das marcas mais queridinhas da CES. O Light Touch, um projetor de laser que transforma qualquer superfície em tela sensível ao toque, foi revelado pela desconhecida Light Blue Optics.

O sistema é, no mínimo intrigante. Desenvolvido por estudantes da pós-graduação da Universidade de Cambridge, o Light Touch é baseado na tecnologia Holographic Laser Projection, que utiliza conceitos de ótica para projetar imagens por laser, e em sistemas de reconhecimento de gestos com luz infravermelha e algoritmos de visão computacional.
 
Essa receita de tecnologia faz com que o dispositivo projete telas sensíveis ao toque de 10,1 polegadas com resolução WVGA. O Light Touch roda o sistema Adobe Flash Lite 3.1, possui Wi-Fi, Bluetooth e 2 GB de armazenamento interno - que podem, facilmente, ser expandidos para 32 GB via cartão microSD. A bateria do produto tem fôlego para 2 horas longe da tomada.

 De acordo com os pais do brinquedinho, ele já está pronto para o mercado. Mas, ainda, não sabemos quanto ele custará para seu bolso.

Fonte: Info

Google Nexus One

Depois de muita gente falando sobre o tal “Google Phone” que estava prestes a ser lançado, finalmente a empresa anunciou um modelo especialmente dimensionado para a nova versão do seu sistema operacional portátil Android. Veja agora as especificações técnicas e as características do Nexus One, o smartphone que chega ao mercado com a missão de tentar acabar com a soberania da Apple no ramo.




Na verdade, o Google Phone é da HTC

Se todos estavam pensando que a própria Google ia entrar no ramo de fabricação de smartphones, estavam completamente enganados. O aparelho foi lançado graças a um acordo entre a Google e a HTC, e a partir daí o Nexus One ganhou vida e já está deixando muitos geeks na dúvida entre o adquirir um iPhone ou um Google Phone.
Especificações Técnicas
Tamanho e peso

* 11,9 x 5,98 cm
* 100 gramas sem bateria e 130 gramas com bateria

Bateria

* 1400 mAH recarregável pela tomada ou USB
* 10 horas de conversação em 2G
* 7 horas de conversação em 3G
* Até 290 horas em standby
* Até 5 horas conectado à Internet por 3G
* Até 7 horas de reprodução de vídeo
* Até 20 horas de reprodução de áudio

Processador

* Qualcomm QSD 8250 1 GHz

Sistema Operacional

* Google Android Mobile 2.1 (Eclair)

Câmera Integrada

* 5 megapixels
* Autofoco
* Zoom digital 2x
* Flash em forma de LED
* Suporte a geolocalização
* Captura de vídeos a 720×480

Capacidade de Memória

* 512MB Flash
* 512MB RAM
* SD Card de 4GB (expansível até 32GB)

Outros Recursos

* Suporte GSM/EDGE
* Suporte 3G
* Wi-Fi (802.11b/g/n)
* Bluetooth 2.1 com suporte a stereo
* GPS
* Bússola digital
* Acelerômetro

Multimídia

As características multimídias do Nexus One fazem com que o aparelho não deixe a desejar a nenhum outro smartphone do mercado, pois é compatível com os principais padrões do mercado:
Imagens

* JPEG, GIF, PNG e BMP

Vídeo

* H.263, MPEG-4 SP e H.264 AVC

Audio

* MP3, OGG, WAV, AAC (inclusive enhanced AAC+)

Idiomas

Uma das melhores notícias é que o Nexus One já vem com suporte ao Português do Brasil nativamente, além de outros idiomas como Inglês, Francês, Alemão, Italiano, Chinês, Coreano, Japonês, Russo e Espanhol.

Botões, Conectores e Controles

Acompanhe na imagem abaixo os principais componentes do Nexus One, numerados de 1 a 12:


Nexus One: Especificações Técnicas

1. Botão Liga/Desliga
2. Entrada para fone de ouvido 3.5mm
3. Indicador de carga
4. Teclas capacitivas sensíveis ao toque para Voltar, Tela Principal, Menu e Busca
5. Trackball clicável
6. Câmera
7. Flash de LED
8. Auto-falante
9. Conector para dock
10. Porta Micro USB
11. Microfone
12. Controle de volume



Fonte: Guanabara.info

Projeto natal

O sistema de controle corporal para games da Microsoft, o Project Natal, será lançado até o fim de 2010, no que promete ser um grande ano para os donos do Xbox 360.

As novidades sobre o console da Microsoft abriram a apresentação do Chief Executive Officer (CEO) da empresa, Steve Ballmer, durante a Consumer Eletronic Show na quarta-feira (6/1).

Ballmer também mostrou três novos tablets que serão lançados ainda esse ano, incluindo um dispositivo da HP que rodava uma versão para PC do software do Kindle, da Amazon. O aparelho parecia um pouco com um e-reader que rodava Windows 7 e incluía o Windows Media Player e outros aplicativos.

Não era o tablet Courier que a Microsoft está trabalhando e que era esperado durante a apresentação. O Courier, como foi reportado pelo blog Gizmodo em setembro, é um dispositivo com duas telas sensíveis a múltiplos toques que abrem como um livro, além de ter capacidades como de passar itens de uma tela para outra.

Ballmer não mencionou o Courier, e as novidades sobre jogos tomaram a maior parte do evento.

“2010 vai ser um ano chave para donos do Xbox”, devido ao Project Natal, muitos novos jogos e serviços online, disse o presidente da divisão de entretenimento da Microsoft, Robbie Bach, que acompanhou Ballmer no palco.

O Project Natal foi anunciado durante a E3 ano passado. É um sistema de controle de jogos que permite que os usuários usem gestos com o corpo inteiro, como chutes e socos, para interagir com a ação na tela. Ele acompanha uma câmera 3D para detectar os movimentos do corpo e passa eles para a tela.

Ele não divulgou preço nem como o Project Natal será vendido, mas disse que funcionará com todos os consoles Xbox 360.

Outra novidade para os jogadores será a Game Room, uma loja virtual que venderá clássicos dos anos 70 e 80 para serem jogados pela rede Xbox Live.

O ano de 2010 também será forte para jogos do Xbox 360. A Microsoft lançará um novo episódio da popular série Halo, chamada Halo Reach, que contará a história do que aconteceu antes do primeiro Halo, lançado em 2001.

A Microsoft também vai introduzir uma nova categoria de jogos, “os thrillers de ação psicológica”, com o jogo “Alan Wake”, que conta a história de um escritor de mistério que fica preso dentro de suas próprias novelas. “Pense em ‘Lost’ escrito por Stephen King e dirigido por David Lynch”, disse Bach.

Fonte:Pcworld

Capcom apresenta Super Street Fighter IV durante a CES 2010

A produtora de games Capcom pretende apresentar vários jogos na CES 2010, que acontece nesta semana em Las Vegas, Estados Unidos, além de uma noite especial para o Super Street Fighter IV, com o campeonato Fight Club.

No topo da lista está o Super Street Fighter IV, que deve chegar ao mercado em abril. Seguindo a lista estão o Lost Planet 2 e Monster Hunter Tri.

A companhia também decidiu reviver o seu clássico, com uma prévia do Mega Man 10, além de outros como o Final Fight/Magic Sword, Tatsunoko vs. Capcom, MotoGP e Ace Attorney Investigations.

A versão para PC do Dark Void e a edição especial do Resdent Evil 5 (Gold Edition) também estarão presentes na feira de eletrônicos de consumo.
Fonte: pcworld

sábado, 2 de janeiro de 2010